Laces and hair autocuidado com os cabelos

Cabelos e oportunidade de reconexão

Laces and hair autocuidado com os cabelos

Você já parou para refletir que a nutrição dos fios do seu cabelo está totalmente conectada com a capacidade de absorção dos nutrientes que são colocados nele?

Hoje a proposta de reflexão que trago a vocês é: Como vocês estão se nutrindo?

E aqui digo em todos os sentidos e aspectos, nutricional, mental e na escolha e seleção dos produtos que escolho para o meu dia a dia em meus rituais.

A escolha dos cosméticos é tão importante quanto suas escolhas para a nutrição física do seu organismo, a mental e a espiritual. Quando nos aprofundamos no tema dos cosméticos, a escolha dos mesmos precisa passar, entre tantos outros pontos a serem avaliados, pelos nutrientes da sua composição e como ele te entrega isso.

Mas não para por aí. Quando falamos em produtos para cabelos, a forma de fixação desses nutrientes no couro cabeludo e nos fios é que irá promover o equilíbrio e, consequentemente, a saúde capilar. Muitas vezes, escolhemos os produtos pela capacidade e a performance “visual” que eles proporcionam: seu sensorial, pelo brilho artificial e maciez momentânea. Quando o assunto é cabelo e couro cabeludo é muito desafiador ter plena consciência do que realmente está nutrindo nosso sistema capilar. Muitas vezes escolhemos produtos que apenas fazem uma maquiagem nos fios e que deixam o cabelo aparentemente saudável, mas, a longo prazo, não terá saúde de dentro para fora.

Comparativamente, é como quando escolhemos um alimento por ser extremamente saboroso, sem avaliar profundamente como ele é feito: se tem condimentos artificiais, açúcares refinados, gorduras saturadas, conservante na sua composição. Tudo isso vai intoxicando o nosso sistema e, a longo prazo, nos causa doenças e problemas relacionados à falta de equilíbrio e nutrição. No nosso sistema capilar ocorre a mesma coisa. Estamos diariamente utilizando produtos sintéticos que obstruem nosso sistema transanexal do bulbo capilar e atrapalham a respiração do nosso couro cabeludo e destroem nosso microbioma local. Por mais que o cabelo possa parecer bonito, muitas vezes, não passa de uma maquiagem. De repente o cabelo começa a ter cortes químicos (quebra dos fios), ressecamento, problemas no couro cabeludo.

Quando escolhemos um cosmético sintético que não tem um conceito natural ou orgânico, muitas vezes estamos levando à nossa pele, ao couro cabeludo e aos fios agentes químicos como conservantes, pigmentos e fragrâncias sintéticas que desequilibram nosso microbioma local. Um bom exemplo é a função de um conservante sintético dentro de um cosmético. Seu principal atributo é matar a proliferação de microrganismos, que podem vir a estragar o produto. No entanto, este mesmo conservante, que tenta nos proteger, em contato com o nosso couro cabeludo e pele, também atua tentando eliminar os microrganismos encontrados na nossa pele, que muitas vezes fazem a proteção do nosso corpo, causando, assim, um desequilíbrio local.

Hoje já é muito estudada a importância do microbioma capilar para inúmeras doenças capilares e até mesmo na calvície. Por isso mesmo, restabelecer esse equilíbrio é tão fundamental na saúde capilar do dia a dia. O “Lavar Saudável”, método de Reeducação Capilar que ensinamos no Laces, orienta a como ter novos hábitos diários, com escolhas mais saudáveis e com menos química no couro cabeludo. Faz parte também da Reeducação Capilar utilizar processos menos agressivos para embelezamento superficial dos cabelos. Ensinamos a ir em busca da sua melhor versão, a realizar a transformação gradual (beleza gradual), a escolher produtos finalizadores de forma mais consciente. Enfim, queremos que as pessoas absorvam o conceito de não aceitar a beleza a qualquer custo, mas sim a ir em busca da nutrição diária, de sanar o desequilíbrio do cabelo (fios e couro cabeludo). Tudo isso faz com que você tenha, a longo prazo, mais densidade nos fios, mais espessura, mais brilho e equilíbrio natural no seu cabelo.

Pode parecer um pouco difícil no primeiro momento, mas é simples. Só a conscientização de novos hábitos pode aumentar a sua percepção corporal e capilar. Muitas vezes agimos com o cabelo de forma descuidada, pois crescemos com frases como: “O cabelo é uma célula morta”, “Não se preocupe se você estragou o seu cabelo, já já cresce de novo”. OK. No entanto, ninguém nos conta o quanto um cabelo descuidado, ou mesmo a perda dele, mexe com a nossa autoestima e bem-estar. O cuidado diário, o autocuidado e a valorização de rituais para nosso bem-estar faz o nosso dia ter uma outra energia e alegria de viver.

Nosso cabelo tem um papel muito importante no nosso sistema emocional. Não é à toa que muitas doenças que ocasionam a queda dos cabelos causam tanto desconforto. Para complementar, o cabelo ainda é um espelho dos nutrientes e do equilíbrio da nossa saúde corporal e mental. Fisiologicamente, ele é gerado no mesmo momento embrionário que o sistema sensorial da pele. Ele acompanha todo o equilíbrio e o desequilíbrio emocional, fazendo assim esta conexão com o estado da mente e bem-estar psicológico de cada organismo. Por isso, cuide de seu couro cabeludo, que é sua terra fértil. E de sua “plantinha” que são os seus cabelos.