Cuidados com Cabelos Oleosos Laces and Hair

Cabelos Oleosos: Trate pela raiz.

Cuidados com Cabelos Oleosos Laces and HairSe ter cabelos ressecados é algo que incomoda, quem sofre com cabelos oleosos não fica atrás. Oleosidade excessiva é algo que incomoda muito no cuidado diário e pode ser ocasionada por inúmeros fatores como desequilíbrio hormonal, uso de produtos inadequados ao seu tipo de couro cabeludo, hábitos ou fatores ambientais.

As características de um cabelo oleoso são perceptíveis e reconhecidos com facilidade, como o cabelos sujos, embaçados (colados em gomos) no mesmo dia ou no dia seguinte a lavagem, aspecto pesado, coceira e muitas vezes estes casos podem vir acompanhados de caspa ou descamações.

Os fatores internos podem estar relacionados aos hormônios, já que a glândula sebácea (conectada aos folículos) controla a produção de sebo do fio, formado de triglicerídeos, colesterol, ácidos graxos e células secretoras. O sebo é um aliado do cabelo já que ele tem o intuito de proteger o couro cabeludo de agressores externos, assim como manter o equilíbrio hídrico e também o equilíbrio lipídico da pele, assim como lubrificar os fios dos cabelos. No entanto, em excesso, pode ocasionar as descamações e dermatite seborreica, típicas em casos de oleosidade excessiva, que também podem estar relacionadas a fatores internos como alimentação e microbiota intestinal e capilar.

Cada pessoa tem uma necessidade específica de lavar os cabelos e precisa medir a oleosidade do seu couro cabeludo e fio, que pode ser excessiva ou controlada. O momento da lavagem é o processo de cuidado e higiene para equilibrar este processo externo de controle da oleosidade.

No Laces costumamos dizer que não tem certo ou errado, mas sim o que está adequado ao seu tipo de cabelo e aos seus hábitos capilares. O certo é perceber a sua necessidade e lavar o cabelo sempre da forma adequada, que no Laces chamamos de “Lavar saudável”, praticado em todas as nossas unidades e hábito que deve fazer parte da nossa reeducação capilar.

Sempre que sentir seu cabelo ficar oleoso, quer seja por prática de esporte, após transpiração excessiva, ou pela escolha de produtos inadequados, é indicado que você lave o cabelo. A escolha dos produtos faz parte deste cuidado para evitar este problema e é essencial, pois muitas pessoas acabam tendo oleosidade por acúmulo de produtos químicos de cosméticos acumulados na raiz do cabelo (condicionadores, mascaras, leave-in ou até mesmo shampoos hidratantes). Somos muito acostumados a comprar produtos focados nos cabelos e negligenciamos as necessidades do couro cabeludo. Muitas vezes, tentando equilibrar o ressecamento das pontas deixamos as raízes pesadas e com acúmulo de produtos hidratantes.

A temperatura da água também influencia muito na oleosidade, porque quando lavamos os cabelos com água muito quente temos a ativação da oleosidade produzida pela glândula sebácea, que agem como forma  e efeito de proteção do couro cabeludo.

E como podemos cuidar de couro cabeludo oleoso?

– Com escolha de produtos que façam uma boa higienização do mesmo sem desequilibrar seu pH (5/ 5,5)

– Não tomar banho com agua muito quente (24 graus)

– Não utilizar cremes ou leave in na raiz do cabelo

– Não dormir de cabelos molhados

– Não dormir de cabelos com resíduos de produtos químicos. como pomadas, gel ou outros produtos

– Fazer um cuidado frequente (pelo menos 1x por mês) com o couro cabeludo fazendo esfoliação ou limpeza de couro cabeludo.

– Não ficar muito tempo sem lavar os cabelos

– Usar condicionador e mascaras leves, aplicando apenas da orelha para baixo

– Dar o ultimo enxague de água filtrada ou mineral na hora do banho.

Se observar e ficar atento aos sinais do organismo é essencial para saber se cuidar. Aplique estas medidas e cuidados e você vai ver como o caso vai melhorar.

No Laces temos muitos rituais e tratamentos que visam amenizar estes casos e promover um detox e limpeza profunda no couro cabeludo. Para tirar dúvidas sobre estes protocolos, entre em contato por aqui. Se cuidar é essencial.