Cuidados com quebra de cabelos Laces and Hair

Quebra de cabelos. Isso acontece com você?

Cuidados com quebra de cabelos Laces and Hair

Com certeza você já deve ter se assustado ao ver a quantidade de fios largados na escova de cabelo ou ao olhar para o ralo, após um banho. Manter o cabelo saudável pode ser um grande desafio no dia a dia, especialmente quando percebemos algumas características dos fios que nos incomodam, como o excesso de volume, frizz, ou pontas secas. Normalmente para tentar controlar algum desses fatores, ou todos eles, fazemos processos frequentes nos fios que agridem a saúde dos cabelos em prol da aparência “adequada e alinhada”.

A não aceitação da cor natural dos fios e sua forma, os constantes processos químicos (coloração, reflexos, alisamentos, progressivas) ou mecânicos (uso de secador, chapinha, modeladores), sem acompanhamento de tratamento e feito de forma repetitiva, sem e devida reposição de nutrientes, pode ocasionar profundas “cicatrizes” ou danos profundos na fibra capilar, até chegar a quebrar sua estrutura.

Mas por quê os cabelos quebram?

Muitos fatores podem levar a quebra dos cabelos: processos físicos, químicos e mecânicos. Normalmente a quebra dos cabelos é ocasionada por algumas características nos fios como, falta de brilho, aspereza ao toque, fios embaraçados, porosidade, nós no cabelo (triconodose), pontas duplas (tricoptilose), pontos brancos no meio dos cabelos (tricorrexis nodosa), que resultam em muitos fios que se soltam a cada manipulação.

A quebra ocorre por um enfraquecimento da fibra capilar que pode surgir por um fator interno de falta de alguns nutrientes suficientes na hora da formação do cabelo, ou até mesmo por questões da Tireóide em desequilíbrio (hipo ou hipertiroidismo), que deixam o cabelo com sua estrutura mais seca e frágil, propensos a quebra.

Na maioria dos casos a quebra acontece por um afinamento dos fios e perda de volume por conta de processos químicos como: colorações, alisamentos, progressivas, reflexos que não respeitaram a resistência dos fios e ultrapassaram sua capacidade de se manter saudável. Quando isso ocorre, o cabelo começa a ter perda de massa capilar (estrutura fundamental interna), cria porosidade e ressecamento, pontas duplas e por fim, acontece a quebra.

Para solucionar este processo, é importantíssimo fazer uma análise da causa desta perda dos fios ou afinamento para entender seu motivo e gatilho, para então cessar a prática do processo, mudá-lo, trocar o produto do mesmo e atuar na devolução de nutrientes fundamentais que possam estancar a quebra e melhorar os fios restabelecendo sua vitalidade.

Os processos mecânicos constantes também podem ocasionar a desidratação, ou super aquecimento da fibra capilar que podem ocasionar em bolhas nos fios (Bubble hair). Os fios de cabelos contém espaços cheios de ar, que ficam cheio de água quando o cabelo está molhado. Quando super aquecemos a fibra capilar no momento da secagem ou alisamento, o excesso de calor vaporiza a água expandindo esses vacúolos e acabam resultando em “bolhas”. Este cabelo danificado fica muito vulnerável a quebra.

Por isso, os cuidados frequentes e hábitos capilares saudáveis são tão importantes para todos, mas em especial, para quem faz processos químicos e mecânicos constantes  nos cabelos.

Algumas recomendações:

– Preparar os cabelos 1 semana antes dos processos químicos fazendo tratamentos específicos de reposição de massa capilar.

-Fazer apenas um processo químico a cada visita ao salão.

– Entre os processos faça uma reposição profunda de proteínas nos fios.

– Use produtos que façam a reposição diária de nutrientes fundamentais.

– Faça uso de processos térmicos com bastante consciência (distancia do secador dos fios e baixa temperatura)

– Use sempre um protetor térmico para distribuir o calor do secador.

– Faça tratamento nos cabelos pelo menos 2x no mês, com escolhas de procedimentos específicos para suas necessidades. Orientamos que sempre alterne produtos e tratamentos com fins de nutrição, hidratação e reconstrução.

– Caso ocorra a quebra capilar, suspenda todos os processos químicos por um tempo e busque orientação de um especialista.

O Laces tem um sistema específico para restaurar cabelos com quebra capilar e durante esses 34 anos de vida nosso foco é cuidar da saúde dos cabelos para que a beleza seja uma consequência.

Dentre as opções que disponibilizamos em todas as nossas unidades temos tratamentos como a Velaterapia, desenvolvida para cauterizar e sanar processos de quebra capilar e pontas duplas. O Multivitaminas, um dos nossos best sellers, o Tratamento de Aminoácidos, Tratamento Orgânico, DNA Capilar e Antistress resolvem a necessidade de estruturas de proteínas e vitaminas especificas para a saúde dos cabelos, com equilíbrio do couro cabeludo.

Para repor os nutrientes necessários aos fios, utilizamos ingredientes da natureza como proteínas (da quinoa, trigo, aveia) lipídeos (óleos de abacate, argan, amêndoas e algodão) das ceras vegetais (murumuru, cupuaçu, açaí, castanha do Para, castanha de caju) aminoácidos e queratina vegetal para repor todas essas necessidades e restabelecer a saúde dos fios de forma natural e sustentável. Para maiores informações sobre estes tratamentos, ou produtos indicados para casos de quebra, entre em contato por aqui.