Queda de Cabelo Laces and Hair

Queda capilar

Queda de Cabelo Laces and Hair

Estamos vivendo novos tempos. Uma nova fase. Um momento de readaptação e escolhas. Mas em meio a toda esta novidade, sofremos algumas consequências e efeitos colaterais, como ansiedade, stress, o efeito da chegada da nova estação, e junto com tudo isso, o aumento de queda dos cabelos.

A queda de cabelos, queixa cada vez mais presente e atuante nas pessoas, pode ser ocasionada por muitas causas e precisa de uma avaliação individual. Independente se ela tem origem genética ou adquirida por desequilíbrio na saúde física ou emocional, é muito importante manter o equilíbrio do mecanismo capilar ativo do couro cabeludo e fios. Uma das premissas é cuidar da saúde do couro cabeludo, equilibrando oleosidade excessiva, processos inflamatórios, descamações, afinamento de fios, quebras e queda de cabelos. Para isso, precisamos olhar de forma individualizada a necessidade específica. No Laces, usamos o que tem na natureza para o cuidado destes problemas. Mixamos um momento de auto cuidado, equilíbrio de bem estar e ingredientes naturais que re-energizam e trazem muitos benefícios a este momento de queda capilar.

Indo para o lado mais teórico e fazendo um diagnóstico mais profundo de qual é o cada caso, muitos fatores podem ocasionar a queda: fatores hereditários, desequilíbrios fisiológicos (físicos) como desequilíbrios hormonais, medicamentos, stress, fatores emocionais, alimentação em desequilíbrio, álcool, cigarro, falta de vitaminas e minerais, uso inadequado de produtos, além de claro, maus hábitos capilares.
Precisamos entender, antes de tudo, que o nosso cabelo pode passar por um processo de diminuição de volume e densidade por diversos fatores e é muito importante saber se ele diminui porque cai ou porque quebra. Normalmente quando falamos em queda, está relacionado a perda de volume, a queda dos fios desde a raiz, do couro cabeludo, que pode ser difusa ou localizada, e assim, consequentemente, perda de volume relacionado ao nascimento e capacidade de manter os fios em seu ciclo natural (fases do cabelo: anágena, catagena e telógena).

Os processos de queda e quebra podem ocorrer separadamente ou concomitantemente. A quebra ocorre por um enfraquecimento da fibra capilar que pode ser ocasionado por algum fator interno de falta de nutrientes suficientes na hora da formação do cabelo, como por exemplo, questões da Tireóide em desequilíbrio (hipo ou hipertiroidismo), por deixar o cabelo com sua estrutura mais seca e frágil, até o momento da quebra. Na maioria dos casos ocorre um afinamento dos fios e perda de volume por conta de processos químicos como: colorações, alisamentos, progressivas, reflexos que não respeitaram a resistência dos fios e ultrapassaram sua capacidade de se manter saudável. Quando isso ocorre o cabelo começa a sofrer perda de massa capilar (estrutura fundamental interna), consequentemente cria porosidade e ressecamento, pontas duplas e assim, ocasionando a quebra. Para solucionar este processo, a análise da causa desta perda dos fios ou afinamento é importante para podermos entender o que está ocasionando e sessar a prática do processo ou mudá-lo. É extremamente importante avaliar o uso frequente dos produtos usados no cotidiano para atuar na devolução de nutrientes fundamentais que possam estancar a quebra e melhorar os fios, restabelecendo assim sua vitalidade.

No Laces, existem tratamentos focados justamente em promover esta melhora dos fios, como o processo da Velaterapia Laces, um tratamento em 3 passos que promove a renovação total de toda estrutura dos fios, que estanca a quebra pelo processo de cauterização, retirada de pontas duplas (bordado), equilíbrio do ressecamento e devolução de todos os nutrientes que, por sua falta, fizeram o cabelo colapsar e se vulnerabilizar, chegando a quebra.

A escolha de minimizar os processos químicos também é muito importante para esse momento. Fazer escolhas mais conscientes também é nossa premissa, tanto no Laces, quanto na Aveda. Fazemos processos com coloração e mechas com produtos com 94% de ingredientes de plantas que minimizam o ressecamento e perda de massa capilar utilizando uma ferramenta que, além de respeitar o meio ambiente (não descarta papel alumínio no lixo, por ser uma técnica reutilizável) também possibilita o uso de volumagem de oxidantes mais baixos para obter o mesmo grau de clareamento preservando assim a fibra capilar e prevenindo a quebra e abertura de pontas duplas.

É muito importante ter consciência do caminho que percorremos para chegar aos objetivos do resultado da estética daquele cabelo desejado. Alguns destes processos podem causar verdadeiras “cicatrizes” nos fios de forma irreversíveis e as escolhas de produtos, processos e cuidados é fundamental.

Para ter um fio saudável, é importante:

-escolher produtos adequados, se possível com ingredientes naturais.
-optar por processos químicos suaves, e espessar 15 dias entre um processo e outro.
-fazer protocolos constantes de cuidados diários, semanais e quinzenais.
-praticar o lavar saudável (diluição do shampoo e condicionador em potinho)
-realizar o escovar saudável (temperaturas amenas, distância entre o fio e o secador)
-respeitar as necessidades dos seu cabelo.( frequência de lavagens, temperatura de secador, utilização de chapas térmicas, forma e cuidado no momento de desembaraçar os fios)

Já a queda em si tem uma correlação quase que direta com nossa saúde física e emocional. Nossa pele é o maior órgão do nosso corpo e tem todo sistema sensorial que reproduz imediatamente a interação externa (poluição, mudança de temperatura, mudança de estação), utilização de produtos que não se adequaram a seu corpo (couro cabeludo), captação através do nosso sistema sensorial todas as emoções (medo, ansiedade, irritabilidade, stress). Falando do nosso bulbo capilar (‘berço” do nosso cabelo, onde ele é produzido)”, ele tem a mesma raiz embrionária de todo nosso sistema sensorial.

Mas o que isso quer dizer?

Significa que ele sofre todas as mudanças internas e externas que sofremos na mesma intensidade. Stress, mudanças climáticas, irritação e consequente inflamação do couro cabeludo por produtos inadequados, desequilíbrio por fatores internos (doenças, febres, má alimentação) gravidez. Enfim, todo o nosso organismo está conectado e costumo dizer que nosso cabelo é “nossa plantinha “que temos que cuidar com todo carinho e atenção, pois eles não tem um papel vital no nosso organismo, mas representam muito a nossa autoestima que é fundamental para nosso equilíbrio emocional.

A queda de origem hereditária (alopécia androgenética masculina) deve ser diagnosticada e tratada o quanto antes, pois o processo de miniaturização dos fios pode ser postergado, e assim, manter por mais tempo a densidade dos mesmos. A queda pode ser temporária também, o que chamamos de Eflúvio Telógeno, que é a queda que acontece após algum episódio específico, e quando sanado o problema, volta a normalidade.

Muitos fatores podem estar relacionados a queda. Para o padrão masculino de queda, normalmente está relacionada ao fator genético e tem muita interação com o hormônio testosterona que inside no bulbo capilar transformando a enzima 5alpha redutase em DHT e faz o processo de miniaturização do folículo até o seu desaparecimento. Hoje muitas pesquisas comprovam que os fatores como stress oxidativo, falta de nutrientes, mas especialmente o stress, fazem acentuar e acelerar o processo da queda de cabelos, assim como o desequilíbrio de microbioma local e processos inflamatórios do couro cabeludo. Por isso a importância de boa saúde física, emocional e local para prevenção da queda de cabelos mesmo com condições genéticas ou não.

O cuidado frequente é fundamental como o Lavar saudável, o uso de produtos adequados para a necessidade do couro cabeludo masculino, já que o homem tem hábitos de lavar com muita frequência (muitas vezes 2x ao dia). Pensando nisso, o Laces desenvolveu uma linha de produtos e tratamentos específicos para os cuidados do couro cabeludo masculino, que é um shampoo a base de erva mate (anti oxidante) Copaíba (nti inflamatório natural, que atua em psoríase, seborréia) açaí( antioxidante), que ajuda a fortalecer e equilibrar o couro cabeludo e fios e também um tônico capilar, que atua diretamente no equilíbrio da oleosidade, inflamação, microbioma e melhora a queda de cabelos.

A queda de padrão feminino temporária (Eflúvio Telógeno) pode ocorrer dependendo de inúmeros fatores como: desequilíbrio hormonal (desequilíbrio da tireóide), menopausa (diminuição do hormônio feminino e prevalência do hormônio masculino), dietas (perda de mais de 10Kg), má ingestão de minerais, vitaminas e proteínas através da alimentação, doenças sistêmicas e medicamentos, stress, fatores ambientais, stress oxidativo, ferritina baixa, anemia, fatores emocionais.

Quando falamos em alimentação é um ponto fundamental entendermos que nosso cabelo é resultado do excedente de nutrientes do nosso corpo tem, ou seja, quando não tem um bom aporte de vitaminas, minerais, quer seja pelas más escolhas alimentares (pobre em nutrientes), ou alimentação apressada, Dietas desbalanceadas para fins estéticos (ingestão de restritos grupos alimentares), Redução da ingestão de proteínas animais sem acompanhamento nutricional, alimentos ultraprocessados, cheios de conservantes que desequilibram nossa flora intestinal causando inflamação, tudo isso faz com que a qualidade e a quantidade de cabelos que temos fique comprometida.

A quantidade e qualidade dos cabelos estão relacionadas ao estado nutricional de cada indivíduo. A ingestão normal, a absorção, o transporte de proteínas e vitaminas são fundamentais para tecidos com elevada atividade celular, como é caso o folículo piloso.

Os cabelos são formados fundamentalmente de proteínas, por isso temos que ter uma dieta rica em proteínas, seja de origem animal ou vegetal. A produção de energia só acontecerá de forma suficiente para produção de um fio forte e saudável se tivermos um eficiente aporte nutricional. Precisamos ter equilíbrio de elementos como:

Vitaminas
Ácidos Graxos Essenciais
Compostos bioativos
Minerais
Proteínas

Um fator muito importante é a análise dos níveis de Ferritina( Ferro de armazenamento), que quando estão em baixos níveis, ou também deficit de Vitamina D, pode estar associada com quadros de Eflúvio telógeno e Queda capilar no padrão feminino. Assim como a deficiência de minerais como zinco podem estar associadas a algumas doenças e que ocasionam também queda de cabelos.

A Vida moderna associada a stress, ansiedades e muitos fatores emocionais também contribuem para queda de cabelos, assim como a redução de sono, que também desequilibra o organismo, interferência de luz na hora de dormir, que atrapalha a produção de melatonina, um hormônio importantíssimo que está relacionado com sono e também é responsável pelo crescimento e pigmentação do cabelo, assim como atua diretamente no ciclo capilar e eliminador de radicais livres.

Outro fator fundamental são os hábitos de vida que escolhemos, como o consumo de drogas, medicamentos, cigarro, uso recreacional da maconha, consumo de bebidas alcóolicas, que fazem o organismo se desequilibrar e ter que lidar com o que chamamos de stress oxidativo do corpo.

Os hábitos relacionados ao uso de produtos cosméticos também pode ser fator desencadeante de queda de cabelos. Através do contato via couro cabeludo, pode ocasionar no desenvolvimento de processos de alergia e inflamação, que resultam na queda de cabelos. Cosméticos inadequados a necessidade de seu couro cabeludo e fios, assim como resíduos químicos que desequilibram o microbioma local (contato com parabenos, formol, PPD das colorações, alisamentos ácidos, alisamentos alcalinos, processos térmicos agressivos), podem desequilibrar o sistema capilar como um todo e ocasionar queda de cabelos. Além dos cosméticos, podem ter uma influência como disruptores hormonais e desencadear um desequilíbrio geral, contato com Parafenilenodiamina (PPD), presente na maioria das colorações capilares, elemento que está listado como substância de elevada preocupação, além de ser a grande causador de alergias e dermatites de contato, que ainda age como um potencial disruptor hormonal.

Por todos estes fatores e momento que estamos atravessando, de queda de cabelos, que decidimos fazer um tratamento pensando justamente para ajudar, amenizar e aliviar estes casos. Independente se a origem da queda é por ordem genética ou adquirida por desequilíbrio na saude física ou emocional, é muito importante manter o equilíbrio do mecanismo capilar ativo do couro cabeludo e fios. Nosso tratamento é focado no equilíbrio da oleosidade do couro cabeludo, alivio de processos inflamatórios, descamações, afinamento de fios, quebras e queda de cabelos. Tudo isso em um momento de auto cuidado, que une experiência e performance profissional, mesmo de casa.

Descrição

Tratamento de edição limitada para atendê-lo enquanto nos salões Laces estão fechados.

O Ritual Tratamento Antiqueda para Cabelos Oleosos Laces contém:

Blend de Argila Detox 30g

Tonico Capilar Nutri Scalp 100ml

Ampola DNA Hidratação Capilar 15 ml

Hair I 30ml

Indicação:

Tratamento para quem busca reduzir a queda de cabelo e fortificar os fios desde a raiz, por meio do aumento de produção de colágeno e elastina – fundamentais para vitalidade do couro cabeludo.

Fatores internos e oxidativos como o stress e ansiedade, envelhecem o couro cabeludo, tornando o cuidado com os cabelos ainda mais importante.

Modo de uso:

Passo 1 – Com o cabelo seco e antes do banho, aplique a Ampola DNA hidratação em toda a extensão do fio do cabelo. Em seguida, aplique o Hair I também por toda a extensão e desembarace os fios com cuidado.

Passo 2 – Dilua o Blend de Argila Detox em 20 ml de água e misture até ficar homogêneo. Aplique a mistura no couro cabeludo, repartindo o cabelo em mechas para garantir que o produto atinja todo extensão da cabeça. Aguarde 20 minutos.

Passo 3 – Após o tempo de pausa, lave os cabelos utilizando o modo Lavar Saudável Laces, no qual você dilui o shampoo na cumbuca com um pouco de água, antes de aplicar nos cabelos.

Passo 4 – Aplique o Tônico Capilar Nutri Scalp em todo o couro cabeludo, principalmente na região mais enfraquecida, e massageie suavemente. O Tônico deve ser utilizado uma vez ao dia, não sendo necessário lavar após a aplicação.

 

RITUAL TRATAMENTO ANTIQUEDA PARA CABELOS NORMAIS LACES

Descrição

Tratamento de edição limitada para atendê-lo enquanto nos salões Laces estão fechados.

O Ritual Tratamento Antiqueda para Cabelos Normais Laces contém:

Blend de Argila Balancing 30g

Tonico Capilar Nutri Scalp 100ml

Ampola DNA Reconstrução Capilar 15 ml

Hair I 30ml

Indicação:

Tratamento para quem busca reduzir a queda de cabelo e fortificar os fios desde a raiz, por meio do aumento de produção de colágeno e elastina – fundamentais para vitalidade do couro cabeludo.

Fatores internos e oxidativos como o stress e ansiedade, envelhecem o couro cabeludo, tornando o cuidado com os cabelos ainda mais importante.

Modo de uso:

Passo 1 – Com o cabelo seco e antes do banho, aplique a Ampola DNA reconstrução em toda a extensão do fio do cabelo. Em seguida, aplique o Hair I também por toda a extensão e desembarace os fios com cuidado.

Passo 2 – Com o auxílio da cumbuca, dilua o Blend de Argila Balancing em 20 ml de água e misture até ficar homogêneo. Aplique a mistura no couro cabeludo, repartindo o cabelo em mechas para garantir que o produto atinja todo extensão da cabeça. Aguarde 20 minutos.

Passo 3 – Após o tempo de pausa, lave os cabelos utilizando o modo Lavar Saudável Laces, no qual você dilui o shampoo na cumbuca com um pouco de água, antes de aplicar nos cabelos.

Passo 4 – Aplique o Tônico Capilar Nutri Scalp em todo o couro cabeludo, principalmente na região mais enfraquecida, e massageie suavemente. O Tônico deve ser utilizado uma vez ao dia, não sendo necessário lavar após a aplicação.

– Blend detox e balancing: blend de minerais 100% naturais, grãos da Terra que restabelecem o equilíbrio, nutrição e hidratação do couro cabeludo através da absorção de minerais como Silício , gipsita, Magnésio. Também promove a desintoxicação através da absorção de toxinas e resíduos químicos deixados no couro cabeludo, promove também um processo de esfoliação natural estimulando as células da camada laminar basal do couro cabeludo, promovendo a renovação celular.
Estimula a circulação sanguínea, equilibra a produção de sebo, melhora o transporte de nutrientes.

– Blend DNA hidratação e restauração e nutriente hair 1: devolve nutrientes e proteínas fundamentais para os fios para que possa resolver ressecamento, afinamento, quebra, pontas duplas.

Tonico nutriscalp: rico em Vit C, B1, B3, B6 e K restabelece o microbioma local, fonte de minerais fundamentais como: Ferro, Fósforo, Zinco, proteínas , combate o stress oxidativo, protege o couro cabeludo e fios da poluição do dia a dia , aumenta o volume dos cabelos, melhora a estabilidade do folículo piloso, melhora a produção de colágeno, aumenta a produção de queratinócinos e reduz a queda em 87% em 90 dias.