Laces and Hair Cuidado com o couro cabeludo

Você sabe a importância do couro cabeludo para ter um cabelo bonito e saudável?

Mulher deitada de costas com os olhos fechados

Não é de hoje que falo que para ter um cabelo bonito, é preciso ter um couro cabeludo saudável. Para ter um cabelo com brilho, balanço e movimento, é necessário cuidar da base de onde nasce nosso cabelo.

Mas afinal, o que é ter um cabelo saudável?

Por muito tempo acreditamos que para ter um cabelo bonito, era necessário ter um cabelo liso, brilhante e alinhado. Tudo isso, claro, determinado por um preconceito estrutural com a diversidade de formas e texturas diversas de cabelos ao redor do mundo. Hoje vivemos uma libertação de padrões pré estipulados que certamente ainda há muito a percorrer, mas já é um começo de um momento muito importante. Tecnicamente ter um cabelo saudável não está relacionado ao fato dele ser liso ou não, mas sim a características físicas que os fios apresentam como: brilho, elasticidade, ausência de frizz, desembarace, ausência de queda e quebra.

Um cabelo saudável é um cabelo em equilíbrio de diversos fatores, entre eles: oleosidade, ressecamento, equilíbrio do nascimento e crescimento de fios. Para que tudo esteja em homeostase, precisamos de três componentes importantes: saúde interna, quantidade de nutrientes e saúde em geral, assim como bons hábitos, a prática de esporte, saúde mental e psíquica, além da escolha de cuidados e produtos adequados as necessidades dos fios e couro cabeludo.

O couro cabeludo é a base de um cabelo saudável. Para isso, é necessário que haja circulação sanguínea, controle da oleosidade, ressecamento, equilíbrio de microbioma capilar, bom aporte de nutrientes e umidade necessária. Nossa, parece muita coisa, não?

Agora imagine você que muitas pessoas nunca nem sequer pensaram no couro cabeludo e sempre compraram produtos para cuidar dos fios, sem nem contemplar como é o seu couro cabeludo. Mas a partir de hoje este cenário será diferente. Vamos aprender tudo sobre esta nossa “terra fértil” para que nossas “plantinhas”, como costumo chamar, sejam ainda mais felizes e saudáveis. O couro cabeludo é responsável por toda a distribuição de nutrientes que vêm da parte interna, ou seja, do organismo interno. Por isso temos que cuidar muito bem da nossa saúde. Sem ela, os fios ficam prejudicados, desde a sua produção, até o seu crescimento.

Preparei uma enquete para ir mais a fundo sobre como você cuida do couro cabeludo.

– Como você lava o seu cabelo? Ou melhor, o seu couro cabeludo?

– Usa água muito quente durante o banho?

– Seus produtos têm conservante sintético?

– Faz muita espuma?

– Você deixa creme de pentear no seu couro cabeludo?

Todas as perguntas acima têm tudo a ver com o equilíbrio diário do seu couro cabeludo e fios. Às vezes você pode ter boa saúde, imunidade alta, boa alimentação, mas na hora da escolha dos hábitos, vai tudo por água abaixo. Os hábitos e produtos podem desequilibrar a saúde do couro cabeludo e ocasionar danos aos fios, que ocorre pelo desequilíbrio do microbioma local.

No meu próximo texto, vou contar sobre o que é o microbioma local e como você pode cuidar dele para ter o cabelo que você sempre desejou: com brilho, macio e movimento.

Ah e vem novidade boa por aí, focada em couro cabeludo, o segredo de um cabelo saudável.